Transformação pessoal, propósito e resultados concretos. Essa é a tríade que resume a trajetória de Luiz Ricardo, analista de perfil comportamental que encontrou na metodologia do CIS Assessment não apenas um novo caminho profissional, mas uma ferramenta capaz de impactar vidas — começando pela própria.
Comunicativo, focado em resultados e com espírito de aprendiz, Luiz Ricardo vive hoje exclusivamente da aplicação do assessment e conduz projetos em todo o Brasil.
Nesta conversa, Luiz compartilha como o autoconhecimento foi o ponto de virada para alavancar sua carreira, os primeiros passos que o ajudaram a se consolidar como um dos analistas mais atuantes do país e como a ferramenta pode transformar organizações e pessoas. Acompanhe a entrevista e inspire-se com essa trajetória de propósito e resultados.
Blog CIS Assessment: Antes de começar a nossa conversa, você poderia se apresentar?
Luiz Ricardo: Eu sou o Luiz Ricardo, filho amado e abençoado de Deus. Sou comunicativo, focado em resultados e me considero um eterno aprendiz. Essas são as minhas características naturais que eu não conhecia, conheci depois de vivenciar a experiência da análise de perfil comportamental.
Eu venho de um veículo de comunicação, até 2020 eu não conhecia a análise de perfil comportamental. Foi quando eu fiz essa formação online e tudo mudou.
Eu comecei a aplicar a ferramenta [do CIS Assessment] na minha própria equipe, e com a aplicação dela entendi que existia um horizonte para isso. Mas a minha transição de carreira não veio logo em seguida, demorei ainda mais dois anos para de fato ir para o mercado e usar a ferramenta.
Primeiro ela passou por mim, e depois que compreendi as minhas características naturais, entendi que através dessa identidade eu conseguiria ter um direcionamento para onde quer que quisesse chegar, e a ferramenta contribuiu muito nesse sentido.
Blog CIS Assessment: Quando foi que você percebeu que de fato o CIS Assessment poderia impactar a vida de outras pessoas?
Luiz Ricardo: A formação aconteceu em 2020, foi na época da pandemia e eu estava com Covid, inclusive, quando iniciei a formação com a Iane Parente. Para mim foi transformadora a forma como foi colocada essa ferramenta e me identifiquei muito com a dor que estava vivendo, que era a gestão da minha equipe.
Entender que cada um tem uma forma diferente de entender o mundo e de se comunicar me trouxe uma liberdade. Eu comecei a me comunicar da forma que as pessoas precisavam, e isso então foi começando a ser construído na minha frente na forma de um horizonte de oportunidades, passando primeiro por mim, depois pela minha equipe.
Foi aí que entendi que essa ferramenta trazia liberdade para as pessoas e tirava muito peso da minha própria gestão. Então, vi que rapidamente precisava expandir essa ferramenta através de uma consultoria própria.
Blog CIS Assessment: Como o entendimento do seu próprio perfil comportamental impactou sua atuação profissional e a forma como você aplica a ferramenta em diferentes segmentos e níveis organizacionais?
Luiz Ricardo: Entender meu perfil comportamental me trouxe a certeza de que daria certo o que pensei logo depois de terminar a formação. Se me considero focado em resultado, objetivo, direto e comunicativo, me vi então prospectando, e a prospecção é algo que faço diariamente. Todos os dias eu saio de casa pensando com quem vou conectar para levar a ferramenta. Quando trago essa mentalidade, consigo materializar isso em projetos, novas turmas, novos segmentos.
De 2022 pra cá, iniciei uma jornada através da Humane, que trabalha capacitações e palestras. Eu trabalho com diferentes áreas, e é importante entender que às vezes não vamos conseguir aplicar a ferramenta em segmentos diferentes. Porém, trabalho com agro, associações comerciais, padarias, escolas, prefeituras, secretarias de saúde e educação… Onde tem pessoas, essa ferramenta [o CIS Assessment] vai ter uma excelente aplicabilidade.
Quando a gente trabalha em formações da análise de perfil comportamental em nível estratégico, o gestor vai ter uma facilidade muito grande de conduzir sua equipe. Quando vai para o nível tático, o gerente ou coordenador vai ter facilidade de liderar quem está no operacional, e quem está no operacional vai ter uma facilidade de entender o cliente que está chegando e também o seu líder.
Então, de forma horizontalizada, nós conseguimos aplicar a ferramenta com muita maestria, com muita facilidade.
Blog CIS Assessment: Como foi o início da sua trajetória aplicando a ferramenta e de que forma isso contribuiu para você se tornar um dos analistas mais requisitados?
Luiz Ricardo: Quando finalizei o treinamento, eu fiz a minha primeira compra, foi de 100 créditos. É importante dizer o seguinte, eu presenteei 100 pessoas [com uma análise de perfil gratuita], eu quis treinar a ferramenta. Treino, treino, treino. Então isso me fez acreditar realmente na minha capacidade.
A partir do momento em que eu comecei a cobrar, alcancei esse horizonte e fui comprando mais créditos.
Recentemente, eu fechei um projeto com 200 educadores de um município e nós vamos desenvolver um programa onde todos vão ter a sua análise de perfil comportamental. O gestor desses educadores vai ter então uma ferramenta, por exemplo, o DNA organizacional. Vai entender como funciona a nível comportamental o seu time. A expectativa lá na ponta é que esses professores possam traduzir esse sentimento para os seus alunos. Os seus alunos vão traduzir isso para as famílias, então é uma ferramenta de transformação exponencial.
Blog CIS Assessment: Como foi o processo de transição para viver exclusivamente da aplicação do assessment, e quais resultados financeiros essa escolha trouxe para a sua carreira?
Luiz Ricardo: Bom, hoje eu vivo de asessment, eu vivo dessa ferramenta. Através dela, então, eu consegui meu objetivo principal que era manter o faturamento que recebia enquanto gestor. Hoje esses faturamentos chegam a duas, três vezes mais. Então, vamos falar de uma média de valores, R$ 30 mil, R$ 40 mil, depende muito do mês. Ou seja, é possível gerar rendas muito interessantes através da aplicação do CIS Assessment.
E você, quer dar o primeiro passo, assim como fez o Luiz Ricardo? Então conheça o CIS Assessment e saiba o que faz dessa ferramenta um grande pilar do autoconhecimento.